quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Nova estação.

     

     Em breve começa a Primavera.
Isso me faz lembrar de uma dia na escola, acho que eu estava na oitava série, ou algo próximo daí, e fiquei sabendo a hora exata em que entraríamos na Primavera. Então resolvi colocar meu celular pra despertar e planejei falar bem alto algo do tipo "Estamos na primaveraaaa".
    Pois é, eu sempre quis fazer essas coisas meio sem propósito pelo simples prazer de... fazer rsrs. Mas o fato é que, quando despertou, eu não ouvi porque a classe, como sempre, estava barulhenta. Aquela foi mais uma primavera normal e a vida seguiu.

    Mas em todo caso a Primavera tem aquela coisa de ser a estação das flores, perfumes e ter aquela temperatura agradável (pelo menos isso era assim quando o mundo ainda não estava nessa revolta climática) e, sei lá... deve ser por isso que à ligam a coisas mais românticas, não que faça algum sentido também, mas fazer o que.
  No meu devocionário de bolso do C.S Lewis, Agosto é um mês cheio de textos que falam sobre os sentimentos dele em relação a morte da esposa e também sobre paixão, amor e questões do gênero. Se fosse em Setembro, diria que a Primavera tem algo a ver com isso. Vejo, portanto, que não conseguirei esquivar-me por muito tempo, não que o deva fazer, é claro... mas sabe como é né, as vezes é difícil resistir a esquivar-se.                                                
De qualquer forma, aqui vai um dos pedacinhos que eu mais gostei até agora. 

Continuar apaixonado

    "Se a velha fórmula do final dos contos de fada ' e viveram felizes para sempre' for entendida como 'e nos próximos cinquenta anos seguintes eles se sentiram exatamente da mesma forma como se sentiram um dia antes do casamento', então ela está dizendo algo que provavelmente nunca foi e nunca será verdade, e que , inclusive, seria altamente indesejável se o fosse. Quem suportaria viver nessa excitação toda por cinco anos? O que seria do seu trabalho, do seu apetite, do seu sono, das suas amizades? Mas, é claro, deixar de 'estar apaixonado' não significa necessariamente deixar de amar. O amor, nesse segundo sentido- o amor como algo diferente de 'estar apaixonado'- não é um simples sentimento. Trata- se de uma unidade profunda, alimentada pela vontade deliberadamente fortalecida pelo hábito; reforçada (nos casamentos cristãos) pela graça que ambos os parceiros pedem e recebem de Deus. os cônjuges podem alimentar esse tipo de amor um pelo outro mesmo naqueles momentos em que não se gostam; assim como você se ama, mesmo quando não gosta de si(...) o 'estar apaixonado' os levou a jurar fidelidade; esse outro amor mais calmo os capacita a cumprir a promessa. É esse amor que mantém a máquina do casamento ativa; o estar apaixonado foi a ignição que lhe deu partida."

C.S Lewis.

"Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende(...)Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul."

Cecília Meireles - Primavera.

Beijork

Um comentário:

  1. adorei. roubei sua citação pro meu blog, mas dei o crédito, claro! hehehe... ;)
    Mari
    pensologoblogo.wordpress.com

    ResponderExcluir